Ensino de Geografia: a produção científica apresentada nos Espaços de Diálogos e Práticas da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2008-2012)

Autores

  • Marísia Margarida Santiago Buitoni

Resumo

Este artigo apresenta um balanço da área de Ensino de Geografia relativo aos três últimos encontros nacionais da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), tendo como objetivo o mapeamento de tendências teóricas e temáticas que se verificaram nesta área. Para tanto, constituíram as principais fontes de pesquisa os resumos e artigos inscritos nos subeixos temáticos de Ensino dos Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs) formados nos Encontros Nacionais da AGB de 2008, 2010 e 2012. A identificação dos subeixos temáticos mais discutidos e os demais resultados desta investigação estão representados em quadros e gráficos. Dado o papel histórico desta associação e a sua importância na ciência geográfica produzida no Brasil, este estudo servirá de contribuição para o desdobramento de novas pesquisas e para o uso dos professores das escolas públicas e privadas, entendendo-se que as atividades oferecidas nos congressos e encontros nacionais da AGB concretizam reforços significativos no processo de formação continuada dos participantes.

Biografia do Autor

Marísia Margarida Santiago Buitoni

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

BUITONI, M. M. S. Ensino de Geografia: a produção científica apresentada nos Espaços de Diálogos e Práticas da Associação dos Geógrafos Brasileiros (2008-2012). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 47–82, 2016. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/561. Acesso em: 30 abr. 2024.