Espaço público, cultura e participação popular na cidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2005.396Resumo
O texto discute o papel do espaço público na cidade contemporânea como espaço da ação política e arena para manifestação de diferentes idéias de “cultura” no contexto urbano. A cultura é vista aqui como um motivo de conflito de interesses nas sociedades contemporâneas, um conflito pela sua definição, pelo seu controle, pelos benefícios que assegura. Busca-se uma idéia de “cultura” que abarque as representações e práticas sociais das classes populares nas cidades contemporâneas, a partir de relatos de moradores dos bairros populares de Salvador, visando ao aprofundamento da discussão sobre a participação popular na formulação e gestão de políticas culturais num momento de consolidação da atividade turística na cidade. Na segunda parte do trabalho, tomando-se a formulação do conceito de “entre-lugar” como ponto de partida, analisa-se o exemplo das rádios comunitárias nos bairros populares da capital baiana, atentando-se para a força das táticas enraizadas no lugar e que podem subverter a lógica da produção de hegemonias culturais nas cidades contemporâneas. Por fim, sugere-se uma análise fenomenológica e praxeológica das trajetórias culturais dos grupos que produzem e reproduzem idéias de cultura alternativas à cultura dominante, a fim de apreender a composição dos lugares onde estes grupos atuam, bem como a inovação que modifica estes lugares ao atravessá-los, por sua abrangência de atuação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-03
Como Citar
SERPA, A. Espaço público, cultura e participação popular na cidade contemporânea. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 35–48, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2005.396. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/396. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.