Hacia una enseñanza comprometida y social de la Geografía en la universidad

Autores

  • José Antonio Segrelles Departamento de Geografía Humana – Universidad de Alicante – España

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2001.340

Resumo

O ensino da Geografia na Universidade não só deve basear-se no domínio das técnicas pedagógicas, na elaboração precisa dos programas ou no emprego eficaz dos diferentes  recursos instrumentais por parte dos professores, ao contrario, eles também deveriam  modificar toda uma serie de hábitos ancestrais, extrapoláveis ao terreno da investigação,  que tem levado tradicionalmente a transmitir muitos conhecimentos e poucas idéias e inclusive uma visão falsa e distorcida da realidade. Mais que informação, o aluno necessita uma formação integral e um estímulo suficiente para a reflexão, as atitudes críticas, o auto-aprendizagem, a curiosidade científica, a solidariedade e o compromisso frente a realidade socioeconômica, política, ambiental e cultural do seu entorno próximo e do mundo, assim como a preparação necessária para esclarecer para que serve a Geografia e ao serviço de quem deveria estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

SEGRELLES, J. A. Hacia una enseñanza comprometida y social de la Geografía en la universidad. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 17, p. 63–78, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2001.340. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/340. Acesso em: 7 nov. 2024.