ENSINO DE GEOGRAFIA E CURRÍCULO: QUESTÕES A PARTIR DA LEI 10.639
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.315Resumo
A Lei 10.639 é um instrumento do Movimento Negro na
luta pela promoção de uma educação para a igualdade racial. Ela
expressa a atuação do movimento como um ator social na disputa
pela construção do currículo. A partir dela, diversas pautas se
impõem no processo de escolarização, e uma delas é mudança nos
conteúdos ensinados, o que representa inserção e revisão de
conteúdos. O artigo discute conseqüências e possibilidades desta
alteração no ensino de Geografia. Partindo do pressuposto de que a
idéia de raça, que regula comportamentos e relações sociais, tem
uma componente espacial de validação, sendo uma referência
geocultural, aponta-se como a Geografia que é ensinada contribui
para hierarquias raciais. Como alternativa, apresenta-se um
conjunto de discussões que podem ser trabalhadas no ensino escolar
de Geografia, um temário que tenta atender às diretrizes de inserir
e rever conteúdos para atender às demandas postas pela Lei 10.639.
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