HIDROTERRITÓRIOS A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NOS TERRITÓRIOS DO SEMI–ÁRIDO NORDESTINO

Autores

  • AVANÍ TEREZINHA GONÇALVES TORRES
  • PEDRO COSTA GUEDES VIANNA

Resumo

A formulação da idéia de “hidroterritório” surgiu da busca pelo entendimento da importância da gestão dos Recursos Hídricos e sua influência nos territórios do semi-árido do Nordeste brasileiro,  onde a água tem papel preponderante na organização espacial.  A base do conceito é empírica e o exemplo apresentado em Alagoinha-PE, onde um projeto do Banco Mundial foi desenvolvido, retrata as relações políticas pelo controle da água no semiáridonordestino.

Biografia do Autor

AVANÍ TEREZINHA GONÇALVES TORRES

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Doutoranda em Geografia da Universidade Federal de Sergipe- UFS.Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: água, gestão dos recursos hídricos, gestão rural,Arranjos Produtivos Locais - APL´s, gestão territorial 

PEDRO COSTA GUEDES VIANNA

Geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestre em Geografia - Conservação e Preservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1994), Doutor em Geografia Fisica pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Pós-doutor pela Université du Maine - Le Mans-França (2009-2010). Por 19 anos foi geógrafo do organismo de gestão de águas do Estado do Paraná - atual Instituto Águas Paraná. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Gestão dos Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, Conflitos pela água, Águas subterrâneas, Uso de SIG para gestão de recursos hídricos, Planejamento de bacias hidrográficas, Gestão de água em assentamentos rurais. Membro fundador do GEPAT - Grupo de Estudos e Pesquisa em Água e Territótrio. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG (Mestrado e Doutorado) e do PRODEMA ambos na UFPB. Professor Visitante na Université du Maine - França - 2014.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

GONÇALVES TORRES, A. T.; GUEDES VIANNA, P. C. HIDROTERRITÓRIOS A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NOS TERRITÓRIOS DO SEMI–ÁRIDO NORDESTINO. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/266. Acesso em: 19 abr. 2024.