"POSSIBILIDADES EPSTEMOLÓGICAS" E PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA HUMANA EM SEU TRONCO HUMANÍSTICOCULTURAL

Autores

  • MARCOS ANTONIO CORREIA Professor do Departamento de Geografia da FAFI-PR

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.245

Resumo

As possibilidades epistemológicas e pedagógicas da geografia cultural humanista revelam ações fenomenológicas como instrumento na elaboração e disseminação do conhecimento humano em sua ordem científica. Para esse intento, posicionam-se, de forma sucinta, os saberes epistemológicos da ciência em geral e da geografia em particular, em sua contemporaneidade. Com isso pontua-se a necessidade de adaptação do projeto humano em ambiente epistêmico e pedagógico, ressaltando que o positivismo, assim como o mecanicismo que formou uma alma-racional e um corpo-mecânico devem contar também com os sentimentos mais puros da alma humana. O artigo ressalta que a geografia, pela sua estrutura epistêmica, dentro do humanismo, pode sustentar instrumentalmente, mediante descrição subjetiva, em contexto situacional e intencional, devidamente suspenso, as elucubrações idiossincráticas, ônticas e dialógicas do ser humano. O artigo busca refletir as mudanças socioculturais e científicas e as adaptações que a geografia fenomenológica, seu método e seu caráter pedagógico podem oferecer ao desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCOS ANTONIO CORREIA, Professor do Departamento de Geografia da FAFI-PR


Discente do Programa de
Mestrado/Doutorado da UFPR

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

CORREIA, M. A. "POSSIBILIDADES EPSTEMOLÓGICAS" E PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA HUMANA EM SEU TRONCO HUMANÍSTICOCULTURAL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.245. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/245. Acesso em: 25 dez. 2024.