ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA

Autores

  • ANA MARIA RADAELLI DA SILVA
  • JUÇARA SPINELLI

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.228

Resumo

O propósito deste texto é socializar reflexões sobre a experiência que vem sendo construída em decorrência dos procedimentos adotados nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa em Geografia da Universidade de Passo Fundo - UPF, bem como levantar idéias que possam subsidiar o debate acerca da iniciação científica, via de regra, demarcada pela elaboração de trabalhos de conclusão de curso no ensino superior. Para tal, apresentam-se, inicialmente, referências teóricas que orientam a metodologia da pesquisa e discute-se o ensinar a pesquisar; posteriormente, destaca-se como vem sendo trabalhado o ensino na direção da iniciação investigativa, demonstrando-se o processo construído ao longo do Curso, na UPF e, ao final, analisa-se a articulação dos trabalhos elaborados a partir dessas disciplinas, tanto ao currículo acadêmico quanto à consolidação das linhas de pesquisa do Curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA MARIA RADAELLI DA SILVA

possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1968) , graduação em Complementação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1975) , especialização em Em Informática na Educação pela Universidade de Passo Fundo (1988) , especialização em Metodologia do Ensino da Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1992) e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1999) . Atualmente é Professor titular 3 da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Metodologia do Ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: Descontinuidade curricular, Organização do trabalho pedagógico, Geografia no ensino fundamental.

JUÇARA SPINELLI

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e especialização em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2009). Atualmente, é professora e coordenadora do Curso de Geografia - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim/RS e doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), desenvolvendo sua pesquisa junto ao LABES - Laboratório do Espaço Social. Foi professora e coordenadora do Curso de Geografia e do Curso de Pós-Graduação em Geografia e Turismo (especialização) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foi professora dos cursos de graduação em Geografia e em Engenharia Ambiental e do curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental (especialização) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nessa instituição atuou, também, como coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais - CCTAM. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano-ambiental, dinâmica imobiliária, transformações socioespacias urbanas e rurais, cartografia e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

RADAELLI DA SILVA, A. M.; SPINELLI, J. ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 163–176, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.228. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/228. Acesso em: 26 dez. 2024.