ESTUDOS EM GEOGRAFIA: UM DESAFIO PARA O LICENCIANDO EM PEDAGOGIA

Autores

  • MÁRCEA ANDRADE SALES Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação/Campus I, Salvador/ BA Universidade do Estado da Bahia – DEDC/Campus I

Resumo

O ensino na Licenciatura em Geografia para futuros professores nos dá a possibilidade de rever e reeditar os modelos de ensino que vivenciamos em nossa própria formação docente (inicial e continuada). Trabalhar com esta ciência em outro campo do saber, como a Educação, certamente, amplia e diversifica muito a nossa ação docente com estes futuros professores que têm seu campo de trabalho atividades com crianças. Com as reformas curriculares vivenciadas do ano de 2000 para cá, a Geografia ingressou, também, nos cursos de Pedagogia, o que tornou imperioso pensar o ensino desta ciência nas séries iniciais. Chegamos, então, a duas áreas do conhecimento –Geografia e Pedagogia – , amalgamadas pela Educação. Por entender as especificidades da formação do professor da 1ª a 4ª série (Ensino Fundamental), este texto tem o foco no estudante licenciado e discute a necessária relação que deve existir entre a Geografia e a Pedagogia para o ensino dialogado e multireferenciado nestes campos de conhecimento.

Biografia do Autor

MÁRCEA ANDRADE SALES, Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação/Campus I, Salvador/ BA Universidade do Estado da Bahia – DEDC/Campus I

Doutora em Educação (Universidade Federal da Bahia, 2009), Mestre em Educação (Universidade Federal da Bahia, 2004) e Licenciada em Geografia (Universidade Católica do Salvador, 1987). Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Campus I. Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional GESTEC/UNEB. Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional GESTEC/UNEB. Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional MPED UNEB. Integra a Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID UNEB CAPES, Edital 2011-2013 e PIBID UNEB FAPESB, Edital 2013-2014. Lidera o Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação GEFEP/CNPq e orienta pesquisas sobre a formação em exercício de professores. Na área de Ensino atua nos seguintes temas: ensino e pesquisa, prática docente, currículo e formação docente. Atua na Área de Didática e Tecnologias da Educação e ensina na Licenciatura em Pedagogia. Desenvolveu pesquisa de Doutorado junto ao Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores - FEP/CNPq, em parceria com a equipe de orientação do Programa de Formação em Exercício de Professores na rede municipal de Irecê/BA, realizado pela Universidade Federal da Bahia. Participou da Coordenação Geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Plataforma Freire/UNEB (out10-jun11), para o Acompanhamento e a Gestão do Currículo do Programa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CARPA/CNPq, coordenou o Programa de Extensão "O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão" para implantação de ações em Cultura e Artes na Universidade do Estado da Bahia. Atuou por 17 anos no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora em Licenciaturas de Geografia das Faculdades Jorge Amado - Instituto Superior de Ensino (2004-2006), da Universidade Católica do Salvador (1997-2005) e da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação (2001-2003). Foi professora Auxiliar na Licenciatura em Geografia na Universidade do Estado da Bahia - Campus V, Santo Antonio de Jesus/BA (2001-2005). Coordenou o curso de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Formação de Professores Rede UNEB2000 em Madre de Deus/BA (2007-2008).

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

SALES, M. A. ESTUDOS EM GEOGRAFIA: UM DESAFIO PARA O LICENCIANDO EM PEDAGOGIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 149–162, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/227. Acesso em: 18 abr. 2024.