SISTEMAS TÉCNICOS E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA DO CAMPO NO MÉDIO/BAIXO JAGUARIBE/CE
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2020.2127Resumo
Este artigo objetiva compreender a tipificação dos sistemas técnicos de captação das águas nas aluviões do rio Jaguaribe no município de São João do Jaguaribe-CE, no elo com o uso e ocupação do solo no contexto da intensificação das relações capitalistas no campo na região, a partir da década de 1970. Como bases teóricas foram utilizados os filósofos Karl Marx, Herbert Marcuse e o geógrafo Milton Santos. Foram mapeados e classificados todos os poços da área, segundo tipo, localização, profundidade e nível estático. Pelo mapeamento in situ, foram cadastrados e trabalhados para este artigo, 831 poços na aluvião do rio Jaguaribe no referido município, sendo que 22,38% são tubulares, 38,51% mistos e 39,11% são cacimbões. Questiona-se a visão de neutralidade das técnicas, advogando-se a compreensão de que estas estão atreladas à forma social vigente e que os dados apontam para um entendimento ligado à influência da inserção do capitalismo na região estudada, na constituição dos sistemas técnicos de captação das águas, o que não resultou, em geral, em melhorias das condições sociais dos trabalhadores e pequenos produtores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-06-30
Como Citar
COSTA PINHEIRO, A. F.; ALMEIDA CAVALCANTE, A.; ABREU DE OLIVEIRA FILHO, J. C.; QUINTELA DE CASTRO, A. SISTEMAS TÉCNICOS E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA DO CAMPO NO MÉDIO/BAIXO JAGUARIBE/CE. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 55, p. 343–384, 2021. DOI: 10.62516/terra_livre.2020.2127. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2127. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.