O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia

Autores

  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação - Universidade Federal do Pará.
  • Izabel Cristina Raiol Amoras Rede Municipal de Ensino de Belém (SEMEC)

Resumo

Este artigo, apresenta o resultado das analises que fizemos de desenhos e pequenos textos, produzidos durante as aulas de Geografia, por alunos e alunas de uma escola publica, localizada na periferia de Belem, uma das principais cidades da Amazonia brasileira. Nestas atividades, manifestaram-se as representacoes sociais estereotipadas e mistificadoras que estes(as) alunos(as) possuem sobre a regiao. Acreditamos que este estudo possa contribuir para que nossos(as) educadores(as) e alunos(as) tomem conhecimento sobre estas representações, as desvelem, reflitam sobre as mesmas e re-elaborem seus conhecimentos acerca da região na qual eles e elas vivem e nela protagonizam o processo de produção do espaço geográfico

Downloads

Publicado

2015-08-11

Como Citar

RÊGO DA ROCHA, G. O.; RAIOL AMORAS, I. C. O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 143–164, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/212. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos