O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.212Resumo
Este artigo, apresenta o resultado das analises que fizemos de desenhos e pequenos textos, produzidos durante as aulas de Geografia, por alunos e alunas de uma escola publica, localizada na periferia de Belem, uma das principais cidades da Amazonia brasileira. Nestas atividades, manifestaram-se as representacoes sociais estereotipadas e mistificadoras que estes(as) alunos(as) possuem sobre a regiao. Acreditamos que este estudo possa contribuir para que nossos(as) educadores(as) e alunos(as) tomem conhecimento sobre estas representações, as desvelem, reflitam sobre as mesmas e re-elaborem seus conhecimentos acerca da região na qual eles e elas vivem e nela protagonizam o processo de produção do espaço geográficoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
RÊGO DA ROCHA, G. O.; RAIOL AMORAS, I. C. O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 143–164, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2006.212. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/212. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.