Utilização de imagens híbridas geradas a partir da transformação IHS e aplicação de segmentação no mapeamento detalhado do uso da terra*

Autores

  • Fernando Shinji Kawakubo Departamento de Geografia FFLCH-USP - São Paulo.
  • Rúbia Gomes Morato Departamento de Geografia FFLCH-USP - São Paulo.
  • Paulo Almeida Correia Junior Departamento de Geografia FFLCH-USP - São Paulo.
  • Ailton Luchiari Departamento de Geografia FFLCH-USP - São Paulo

Resumo

Este trabalho apresenta uma técnica alternativa de mapeamento detalhado do uso da terra por meio de classificação semi-automática. O primeiro procedimento adotado consistiu no georeferenciamento da imagem pancromática gerada pelo satélite Spot 5, utilizando a projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). Posteriormente, os dados multiespectrais do satélite Landsat 7 foram corregistradas com a banda pancromática. Uma transformação IHS foi aplicada para fundir os dois produtos, gerando três novas imagens com alta resolução espacial e com características multiespectrais. Estas imagens híbridas foram segmentadas e classificadas utilizando o classificador por regiões ISOSEG. Os resultados mostraram a eficácia da técnica no mapeamento detalhado do uso da terra, gerando mapa com elevada precisão e em curto intervalo de tempo.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

SHINJI KAWAKUBO, F.; GOMES MORATO, R.; ALMEIDA CORREIA JUNIOR, P.; LUCHIARI, A. Utilização de imagens híbridas geradas a partir da transformação IHS e aplicação de segmentação no mapeamento detalhado do uso da terra*. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 23, p. 111–122, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/197. Acesso em: 29 mar. 2024.