Métodos preditivos da Climatologia como subsídios ao planejamento urbano: aplicação em conforto térmico
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2003.180Resumo
Apresenta-se um procedimento de simulação física em modelo reduzido do fenômeno da ilha de calor numa área urbana da cidade de Belo Horizonte (MG) integrado à abordagem de trabalho de campo, demonstrando a capacidade do modelo físico em reproduzir fatos do mundo real, o que lhe confere capacidade preditiva. A comparação de resultados entre o modelo físico reduzido e a área urbana de estudo foi feita através de um modelo numérico aplicado simultaneamente aos dois casos. A boa correlação encontrada entre os resultados mostra que se pode utilizar este procedimento para a avaliação objetiva dos impactos das estruturas urbanas sobre o clima natural do sítio local, auxiliando na tomada de decisão para o planejamento e projeto urbano, bem como nas legislações construtivas, com vistas à preservação das condições de qualidade físico-ambiental e acessibilidade aos recursos naturais na área urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-10
Como Citar
SAD DE ASSIS, E. Métodos preditivos da Climatologia como subsídios ao planejamento urbano: aplicação em conforto térmico. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 145–158, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2003.180. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/180. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.