A produção brasileira em climatologia: o tempo e o espaço nos estudos do ritmo climático

Autores

  • João Afonso Zavattini Professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp/RC

Resumo

O principal objetivo desta contribuição é revelar a abrangência temporal e espacial dos estudos do ritmo do clima no Brasil, tendo por base as teses e as dissertações produzidas nos programas paulistas de pós-graduação entre 1971 e 2000 e, também, o “Inventário das Obras com Análise Rítmica”, elaborado por Zavattini (2001, p. 356-367). Além disso, são resgatadas algumas obras clássicas do Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro – semeador do ritmo climático no país – e, nas considerações fi nais, é realizado um contraponto com uma obra sua em particular (Monteiro, 1969), na qual tenta prever o desenrolar dos estudos climatológicos nacionais, aproveitando para recomendar temas básicos de pesquisa, muitos deles ainda hoje inéditos.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

AFONSO ZAVATTINI, J. A produção brasileira em climatologia: o tempo e o espaço nos estudos do ritmo climático. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 65–100, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/176. Acesso em: 25 abr. 2024.