Método e Geografia

Autores

  • Guilherme dos Santos Claudino Seção Local Presidente Prudente

Resumo

O texto, ora apresentado, objetiva compreender o método na geografia através da descrição das obras e textos que se detiveram à sua investigação. Mergulhamos em alguns geógrafos que foram fundamentais na história da geografia e expusemos o método adotado em suas principais obras. De forma sintética, demonstramos as diversas formas que o método, enquanto questão, se apresentou na geografia. Ora como um modo de fazer, ora como um modo de pensar. Estas duas dimensões conduziram os geógrafos a dois caminhos distintos: uns se detiveram na compreensão, outros na proposição de método.

Biografia do Autor

Guilherme dos Santos Claudino, Seção Local Presidente Prudente

Graduado em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente-SP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR). Atuou como professor de Metodologia em Geografia no Curso de Geografia da FCT-UNESP e como professor colaborador na disciplina Teoria e Método em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia desta mesma instituição

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

CLAUDINO, G. dos S. Método e Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 52, p. 62–95, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1567. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos