A GEOGRAFIA BRASILEIRA, HOJE: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Ana Fani Alessandri Carlos Professora Adjunta do Departamento de Geografia da faculdade de Filosofia, etras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil.

Resumo

Traçar um panorama da produção geográfica, hoje, é uma tarefa hercúlea, e corremos o risco da simplificação. No entanto podemos dizer que os caminhos trilhados revelam momentos em que a produção tende a revelar a constituição de uma base teórico-metodológica que se pretende hegemônica e períodos onde a multiplicidade temática e teórico-metodológica se impõe; este último, marca o período atual. Uma questão, ao meu ver, pode orientar o debate sobre o momento atual da produção do conhecimento geográfico sobre o mundo atual: vivemos uma crise do pensamento teórico, hoje, imposto pela captura da geografia ao mercado, com a geografia aplicada e a geografia do turismo?

Biografia do Autor

Ana Fani Alessandri Carlos, Professora Adjunta do Departamento de Geografia da faculdade de Filosofia, etras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil.

Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975); título de Mestrado (1979), Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora convidada na Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Atualmente coordena o Grupo de Estdos sobre São Paulo (GESP), e a FFLCH Edições ( editora eletrônica do GESP- /DG/FFLCH/USP). Membro do Núcleo de apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo - USP "Urbanização e Mundialização"- NAPurb . Autora e organizadora de vários livros na área de Geografia Humana. O livro Espaço tempo na metrópole recebeu menção Honrosa do Prêmio Jabuti. Premio geocrítica de 2012. Professora do programa de Pós-graduação em Geografia Humana/ FFLCH-USP (mestrado e doutorado). Suas pesquisas e reflexões se voltam, principalmente, para os seguintes temas: espaco, cidade, cotidiano, metrópole, geografia urbana, teoria e método, com a perspectiva de construção de uma "Metageografia".

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

CARLOS, A. F. A. A GEOGRAFIA BRASILEIRA, HOJE: ALGUMAS REFLEXÕES. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/151. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos