SISTEMAS LOCAIS DE INFORMAÇÃO E A GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

Autores

  • Tânia Margarete Mezzomo Keinert Instituto de Saúde, Centro de Pesquisa.
  • Ana Paula Karruz Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Política.
  • Silvia Maria Karruz Instituto de Saúde, Secretaria Estadual da Saude, Nucleo de Políticas Públicas Em Saúde.

Resumo

Este trabalho desenvolve-se em duas frentes: a primeira busca realizar uma revisão bibliográfica dos conceitos de qualidade de vida e de sistemas locais de informação enquanto fornecedores de subsídios à formulação, gestão e avaliação de políticas públicas, com destaque para os observatórios. A segunda objetiva estudar e sistematizar aspectos metodológicos relacionados a sistemas locais de informação e indicadores de qualidade de vida, bem como diferentes arranjos institucionais de organizações destinadas a produção, armazenamento, coleta, análise e disseminação de informações relacionadas à qualidade de vida em nível local. São analisadas experiências diferenciadas realizadas no Brasil e no exterior, atentando especialmente para o seu impacto no processo de gestão pública

Biografia do Autor

Tânia Margarete Mezzomo Keinert, Instituto de Saúde, Centro de Pesquisa.

Tania Margarete Mezzomo Keinert concluiu o Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de São Paulo em 1999 tendo realizado o Pós-Doutoramento na universidade do Texas, em Austin/EUA com bolsa da Fapesp. Tem Especialização em Economia Pubblica pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi (1990) , Especialização em Administracion Municipal y Regional pela Haifa University (1989) , Mestrado em administração Pública e Governo pelo Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1991). Atualmente é pesquisador científico IV do Instituto de Saúde da SES/SP. É consultora internacional - programas das nações unidas para o desenvolvimento no brasil. Atua nas áreas de administração, administração publica, economia e inovação, direito à saúde, envelhecimento, privacidade das informações em saúde, participação social, gestão da saúde e qualidade de vida. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: organizações, administração publica, ensino e pesquisa em administração, analise de conteúdo, gestão da saúde, políticas públicas, descentralização, inovação, gestão municipal, observatórios de qualidade de vida, envelhecimento, direito à saúde e sustentabilidade.

Ana Paula Karruz, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Política.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004) e doutorado em Políticas Públicas e Administração Pública pela George Washington University (2010). Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em avaliação de políticas públicas, educação, e qualidade de vida nas cidades.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

MEZZOMO KEINERT, T. M.; KARRUZ, A. P.; KARRUZ, S. M. SISTEMAS LOCAIS DE INFORMAÇÃO E A GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 18, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/148. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos