O Livro Didático: do Determinismo Geográfico de Delgado de Carvalho à Educação das relações étnico-raciais

Autores

  • Edimilson Antônio Mota Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo objetiva problematizar os recortes textuais extraídos de livros didáticos clássicos e contemporâneos, como, o de Delgado de Carvalho (1884-1980), que apresenta uma visão determinista sobre o ensino de geografia, e como também, de autores de coleções aprovadas pelo edital do PNLD 2011, que tratam sobre o ensino de geografia com vistas para o cumprimento da lei 10.639/03, que tem a finalidade combater o racismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental com base em André e Lüdke (1986), que consideram o livro didático documento. Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica do campo do multiculturalismo, no tratamento dos conceitos de raça e identidade baseados em (HALL, 2006; MUNANGA, 1999; QUIJANO, 2009). Com base nos resultados, concluímos: o importante não seria acrescentar mais conteúdo para o livro didático em cumprimento da legislação. O ideal é fazer a revisão epistemológica dos conceitos ensinados, e, colocar em suspeição os paradigmas da geografia determinista, bem como identificar raça como um conceito que continua operando sob rasura, para então combater o racismo, estereótipos e preconceitos ainda permanentes no espaço da escola.  

Biografia do Autor

Edimilson Antônio Mota, Universidade Federal Fluminense

Edimilson Antônio Mota é Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem Mestrado em Politicas Sociais pelo Centro de Ciências do Homem, da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. É Licenciado em Geografia pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen-RJ. É Licenciado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais, e tem especialização em História do Brasil, pelas Faculdades Integradas de Jacarepagua - RJ. Atualmente, é Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal Fluminense - Campos, e dirige o Grupo de Pesquisa, MULTIGEO - Multiculturalismo e Geografia, bota em suspeição o espaço geográfico ocidental, branco, cristão, europeu, capitalista, para discutir, poder, cultura, raça, educação, religião, ciência, na perspectiva pós-colonial, bem como refletir sobre a sua capacidade de produzir, estereótipos, racismo, e de, ao mesmo tempo, gerar um estado de invisibilidade sobre o outro não eurocentrado aos padrões dominantes; e esteve como avaliador do Edital PNLD-MEC 2015 do Livro Didático de Geografia. Atua nas disciplinas, Estágio Supervisionado, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia; e, Geografia E Multiculturalismo e Ensino. Foi professor da rede oficial do Estado de Minas, e do Rio de Janeiro, atuando com a disciplina Geografia. Atuou em programa de pós-graduação, (especialização) no IFE de Vitória, como orientador, no curso lato sensu em Administração Pública. Foi professor na disciplina, Multiculturalismo, pela UNIFLU - Campos. Atuou na disciplina Políticas Públicas e Educacionais, no Programa de Pós-Graduação, em Gestão Escolar, do Instituto Superior de Educação de Campos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

MOTA, E. A. O Livro Didático: do Determinismo Geográfico de Delgado de Carvalho à Educação das relações étnico-raciais. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 174–196, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/618. Acesso em: 19 abr. 2024.