"Tramando geografia(s) com crianças”
uma experiência da geografia das infâncias no CMEI Reinaldo Ridolfi em Vitória/ES
Palavras-chave:
Cotidianos, Infâncias, Observação.Resumo
O artigo se debruça na possível relação da Geografia com a Educação Infantil, estando ausente nos currículos oficiais dessa etapa da educação básica. Contudo, a forma da pesquisa aposta na observação das práticas e comportamentos das crianças diante de atividades de Educação Ambiental, objetivando a manifestação de saberes geográficos por parte das crianças. Os pesquisadores e pesquisadoras, por sua vez, escolheram como metodologia as pesquisas cotidianas, tendo como método de análise a observação direta, em que o observador estuda e participa do fazer-pesquisa. Logo, foi necessário lentes de interpretação diante das comunicações dos estudantes como, por exemplo, a de gestos, expressões e sonoridades, para que fosse possível começar as análises. Assim, o trabalho fincou-se na observação direta perante as práticas ambientais do corpo docente do CMEI Reinaldo Ridolfi no bairro Maria Ortiz em Vitória, através de eventos realizados na escola pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). A pesquisa revelou possibilidades da Geografia no ensino infantil, visto que as categorias de análises da ciência geográfica apareceram consideravelmente no cotidiano observado.
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