Avaliação da vulnerabilidade de construções a corridas de detritos por meio do método PTVA (Papathoma Tsunami Vulnerability Assessment)

Autores

  • Luzia de Jesus Matos Universidade de São Paulo
  • Bianca Carvalho Vieira Departamento de Geografia - USP
  • Cláudio José Ferreira Instituto Geológico - São Paulo

Palavras-chave:

Corridas de Detritos, Vulnerabilidade, Serra do Mar.

Resumo

O método PTVA (Papathoma Tsunami Vulnerability Assessment) vem sendo aplicado em diversos países para mensurar a vulnerabilidade física dos elementos em risco a diferentes eventos naturais perigosos como inundações, escorregamentos rasos e corridas de detritos. No Brasil, as pesquisas relacionadas, especificamente, às corridas de detritos ainda são incipientes frente aos demais processos, não obstante sua importância quanto às perdas socioeconômicas. Neste sentido, este artigo teve como objetivo identificar a vulnerabilidade física de construções expostas às corridas de detritos no município de Caraguatatuba (SP) utilizando-se do método PTVA. As etapas metodológicas foram: a) Classificação dos depósitos de corridas de detritos; b) Seleção dos critérios que afetam a vulnerabilidade das construções e sistematização de banco de dados; c) Avaliação multicritérios e d) Representação da vulnerabilidade final. Como resultados, foram mapeadas 38 áreas com uma vulnerabilidade final alta (8% das áreas), média (70 %) e baixa (22%) apresentando uma variação numérica de aproximadamente 30% entre a vulnerabilidade mais baixa e a mais alta. Diante da necessidade de avaliações de risco às corridas de detritos no Brasil, acredita-se que este artigo possa contribuir para o reconhecimento dos cenários de vulnerabilidade, sobretudo em paisagens como a Serra do Mar.

Biografia do Autor

Luzia de Jesus Matos, Universidade de São Paulo

Departamento de geografia física ppgf da Universidade de São Paulo.

Área de estudo: Risco a desastres naturais

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Matos, L. de J., Vieira, B. C., & Ferreira, C. J. (2017). Avaliação da vulnerabilidade de construções a corridas de detritos por meio do método PTVA (Papathoma Tsunami Vulnerability Assessment). Boletim Paulista De Geografia, (97), 42–65. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/655

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)