A técnica do Perfil Cultural na avaliação do potencial edáfico dos solos.

Autores

Palavras-chave:

Pedologia, Perfil Cultural, Agroecologia, Agrofloresta, Pastagem

Resumo

A técnica do Perfil Cultural avalia as características e organização do perfil e torrões de solo para a análise da compactação, traduzindo o potencial edáfico do solo e a influência do manejo sobre ele. Foram abertas trincheiras em uma agrofloresta, um pasto e uma mata sendo constatado que na sucessão vertical dos horizontes não houve alteração significativa por manejo agrícola. No trabalho a técnica do Perfil Cultural, somada às determinações físicas, químicas, mineralógicas e biológicas, se mostrou adequada como meio de análise do estado físico dos solos, do sistema radicular, bioindicadores e como plano de sondagem para amostras.

Biografia do Autor

Claudio Eduardo Andreoti, Universidade de São Paulo

Depto. Geografia, Laboratório de Pedologia

Sidneide Manfredini, Universidade de S. Paulo

Profa. Dra. do Depto de Geografia, Laboratório de Pedologia

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia : bases científicas para uma agricultura sustentável. 3a Revis. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012.

BLANCANEAUX, P.; FREITAS, P. .; AMABILE, R. F. Sistematização e adaptação da metodologia para a caracterização do Perfil Cultural. Reunião técnica sobre a metodologia do Perfil Cultural, p. 1–32, 1991. Londrina, PR.

GLIESSMAN, S. R. Agroecología: procesos ecológicos en agricultura sostenible. 1o ed. Turrialba, Cuesta Rica: CATIE, 2002.

HÉNIN, S.; GRAS, R.; MONNIER, G. Os solos agrícolas. 1o ed. Rio de Janeiro, 1976.

SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G.; et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 2013.

TAVARES FILHO, J.; RALISCH, R.; BALBINO, L. C.; NEVES, C. S. V. J. Método do perfil cultura para avaliaçao do estado fisica de solos em condições tropicais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 23, n. 1, p. 393–399, 1999.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Andreoti, C. E., & Manfredini, S. (2017). A técnica do Perfil Cultural na avaliação do potencial edáfico dos solos. Boletim Paulista De Geografia, (97), 92–111. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/653

Edição

Seção

Artigos