Ensino de Geografia:

a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.

Resumo

O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.

Referências

ACSELRAD, H.; COLI, L. R. Disputas cartográficas e disputas territoriais. In: ACSELRAD, H. et al. (Org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano e Regional, 2008.p. 13-43.

ARANGO, V. M. El mapa de lo invisible: silêncios y gramática del poder em la cartografía. In: Universitas Humanística, no. 63, enero-junio, 2007, p. 155-179.

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.

ALVES, R. Histórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Papirus, 2001.

BEZERRA, K. R. P.; SILVA, W. G. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação para a compreensão da realidade social. Revista de Educação PUC-Campinas, v.24, n.2, p.213-224, 2019.

BREUNIG, F.; et al. Reflexões Sobre as Geotecnologias no Contexto da Geografia do Brasil. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 46, n. 2, p. 185-198, jun. 2019.

CARVALHO, E. A. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: geografia. Natal, EDUFRN, 2008.

CARVALHO, J. I. F.; SANTOS, F. K. S.; SOUSA, L. A. A Cartografia Social e o Ensino de Geografia na Educação Básica: um Desenho a Construir. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 82-97, jul./dez. 2017. ISSN 2179-4510

CASTELLAR, S. M. V. A linguagem e a representação cartográfica. In: ALMEIDA, R.D. (Org.). Ensino de geografia e história. São Paulo: Cengage Learning, 2011. p.23-42.

EVANGELISTA, A. N. A. et al. A Cartografia e sua Aplicação no Conhecimento Prático de comunidades Urbanas Vulnerabilizadas. In: GORAYEB, A.; MEIRELES, A. J. de. A.; SILVA, E. V. (Org.). Cartografia Social e Cidadania: Experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. – Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015. p. 25-39.

GALDINO, L. K. A et al. Cartografia social e territorialidade: reflexões na comunidade indígena Boca da Mata, Terra Indigena São Marcos – Roraima. In: II Congresso internacional de Direito, cidade e meio ambiente/I Seminário internacional de Direito do consumidor e desenvolvimento sustentável/II Seminário de segurança pública e Direitos Humanos. Porto Velho, agosto, 2015, p. 421-429.

GOMES, M. F. V B. Cartografia Social e Geografia Escolar: Aproximações e Possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 97-110, jan./jun., 2017

GORAYEB, A.; MEIRELES, A. J. A.; SILVA, E. V. Princípios Básicos de Cartografia e Construção de Mapas Sociais: Metodologias Aplicadas ao Mapeamento Participativo In: GORAYEB, A; MEIRELES, A. J. A; SILVA, E. V. (Org). Cartografia Social e Cidadania: experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. Fortaleza. Expressão Gráfica, p. 9-24, 2015

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2005

LIMA, E. C.; LANDIM NETO, F. O.; SILVA, E. V. O ensino de Geografia e a Cartografia Social: Aprendizagem significativa através do mapeamento voltado para a construção da realidade socioambiental. In: GORAYEB, A.; MEIRELES, A. J. A.; SILVA, E. V. (Org.). Cartografia Social e Cidadania: Experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais. – Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015. p. 121-134.

MACIEL, W. L.; ALMEIDA, R. S. O ensino de Geografia e as estratégias de combate à desertificação e a degradação da terra no semiárido alagoano. Diversitas Journal, 5(2), 1200-1212, 2020.

MENEZES, W. A.; CHIAPETTI, R. J. N. O Ensino de Geografia na Contemporaneidade: o uso da Literatura de Cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez., 2015

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2ª Edição. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013

SILVA, S. M.; LEÃO, V. P. A geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de pedagogia. Geousp, v. 25, n. 1, p. 1-16, e-142029, 2021.

VYGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, L.; LEONTIEV, A. (Org.) A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p.103-116.

Downloads

Publicado

12/07/2022

Como Citar

Lucena da Silva, A., & Keury Almeida Galdino, L. (2022). Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem. Boletim Paulista De Geografia, 1(106), 63–77. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/2240