O projeto de modernização brasileira e suas consequências socioambientais no Matopiba

Autores

  • Letícia de Souza Blanco
  • Diego Augusto Pereira da Costa Portella
  • João Lucas Alves dos Santos
  • Suzana Christina Oliveira Barbosa
  • José Lucas Rafare Dias

Palavras-chave:

Agronegócio, Conflitos, Neoliberalismo, Matopiba, Cerrado

Resumo

Desde o início do século XX, as configurações das atividades agrícolas e pecuárias no Brasil e no mundo estão sofrendo constantes variações que convergem com alterações do sistema capitalista neoliberal global. Pautado na financeirização de grupos e blocos, juntamente com o agronegócio estruturado como complexo em rede e a coalizão do latifúndio com o agro, percebeu-se abrupta modificação na produtividade do território, com avanço das commodities agroexportadoras, principalmente no Cerrado, bioma mais afetado pelas queimadas geradas pela produção de culturas, como a soja, e por extensas áreas de pastagens para atender a agropecuária. Esse processo ocasionou e causa uma reorganização do espaço nacional acerca da produção agrícola com avanço do agronegócio sobre fronteiras regionais, logo, conflitos sociais, ambientais e econômicos estão em constantes transformações. Neste sentido, o presente trabalho possui a finalidade de compreender e abordar o avanço do agronegócio no território brasileiro e em especial na última fronteira agrária do Brasil, na região conhecida como Matopiba, no bioma do Cerrado, caracterizando a relação entre o sistema neoliberal e os conflitos socioespaciais e econômicos nesta macro região. A metodologia usada foi o estudo exploratório por meio de revisão de literatura e análise de mapas e gráficos retirados dos sites MapBiomas e INPE.

Referências

ALVES, V. E. L. Expansão do Agronegócio e os Impactos Socioambientais na Região de Cerrados do Centro-Norte do Brasil (Matopiba). Confins, São Paulo, n. 45, 2020.

AMORIM, L. R. O Cerrado- meu, seu, nosso: cuidemos! In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA, 6, 2019, Paraíba. Anais ...Paraíba: UFPB, 2019.

FONSECA, E. M. Filogeografia, hotspots evolutivos e conservação ao longo da diagonal de formações abertas da América do Sul. 2017. 141 f. Dissertação (Pós-graduação em Ecologia) – Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

GARCIA, J. R.; VIEIRA FILHO, J. E. R. O papel da dimensão ambiental na ocupação do MATOPIBA. Confins, n.35, 2018.

HAZEU, M. T., GONÇALVES, M. V., & DA COSTA, S. M. G. Mobilidade do capital e estratégias de acumulação capitalista: entre atos do Estado, empresas e a resistência de povos tradicionais. Rev.Políticas públicas, Maranhão, v.24, p.434-455, 2020.

IBGE. IBGE retrata cobertura natural dos biomas do país de 2000 a 2018. 2020. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28943-ibge-retrata-cobertura-natural-dos-biomas-do-pais-de-2000-a-2018>. Acesso em: 12 nov. 2020.

INPE. Banco de Dados de queimadas. Disponível em: http://www.inpe.br/queimadas/bdqueiadas. Acesso em: 13 de Nov. 2020.

PAES, C. F. Matopiba concentra mais da metade das queimadas no Cerrado. De olho nos ruralistas. Bela Vista, SP, 2019.

MATHIAS, M. Matopiba: na fronteira entre a vida e o capital. EPSJV/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2017.

MONDARDO, M. L.; AZEVEDO, J. R. N. Matopiba: do domínio da terra e abuso da água aos territórios de resistências das populações tradicionais. Rev.Nera, Presidente Prudente, SP, v. 22, n. 47, p.296-320, 2019.

OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Map Biomas. Disponível em: <https://mapbiomas.org/>. Acessado em 27 nov. 2020.

PEREIRA, J. J. R. P. Análise espacialmente explícita da ocorrência de fogo na região do MATOPIBA. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal). Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

PITTA, F. T.; VEGA, G. C. A expansão do agronegócio da região do Matopiba como última fronteira na conquista no Cerrado pela agroindústrias no século XXI. VEGA, G. C. In: Impactos da Expansão do Agronegócio no Matopiba: comunidades e meio ambiente, Rio de Janeiro, 2017.

QUERINO, J. Conflitos de uso e acesso à água em Correntina, no Oeste da Bahia.In: NÓBREGA, R.S. et al. Água, discussões sobre o uso, acesso e inovação. Ananindeua: Itacaiúnas, 2018.

SILVA, C. A. F. A modernização distópica do território brasileiro. Rio de Janeiro: Consequência, 2019.

SOUZA, G. V. A.; PEREIRA, M.F. V. MATOPIBA: a Inteligência Territorial Estratégica (ITE) e a regionalização como ferramenta. Rev. Nera, Presidente Prudente, SP, v. 22, n. 47, 2019.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Blanco, L. de S., Portella, D. A. P. da C., Santos, J. L. A. dos, Barbosa, S. C. O., & Dias, J. L. R. (2022). O projeto de modernização brasileira e suas consequências socioambientais no Matopiba. Boletim Paulista De Geografia, 1(107), 121–136. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2162