A abordagem dinâmica no ensino de climatologia

um estudo a partir dos documentos educacionais normativos

Autores

  • Larissa Romana de Oliveira Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antônio Carlos da Silva Oscar Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.439

Resumo

A disciplina de Geografia tem como desafio aproximar as escalas global e local, em especial no que se refere à climatologia. Para compreender a abordagem desse tema no ensino básico, é necessário atentar para como os documentos educacionais normativos estruturam os conteúdos de Geografia. Com este mote, o presente artigo objetiva analisar como a Climatologia está presente nos currículos da Educação Básica a partir das políticas públicas educacionais, compreendendo as temáticas a serem discutidas bem como as habilidades e competências a serem exploradas. Para tanto, foram explorados a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo Mínimo de Geografia produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Como resultado contatou-se que o ensino de Climatologia está concentrado nos currículos do 6o ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Enfim, percebem- se orientações para abordagem dinâmica do clima, superando a superficialidade da descrição e classificação.

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Publicado

31/12/2019

Como Citar

de Oliveira Araujo, L. R., & da Silva Oscar Júnior, A. C. (2019). A abordagem dinâmica no ensino de climatologia: um estudo a partir dos documentos educacionais normativos. Boletim Campineiro De Geografia, 9(2), 301–310. https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.439

Edição

Seção

Dossiê Temático “Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política”