Empresa territorial: reflexões sobre a proposição de um conceito e objeto de pesquisa

Autores

  • Marcos Xavier Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v7i1.306

Resumo

Diante do processo de internacionalização da produção, do produto e do consumo, o território brasileiro é utilizado como espaço nacional da economia internacional, sendo seletivamente ajustado para atender às lógicas espaciais de grandes corporações nacionais e estrangeiras em busca de maior competitividade. Mesmo assim, empresas dotadas de menor capital, tecnologia e organização continuam a existir, utilizando os lugares menos modernos do território. A investigação sobre as formas como estas empresas utilizam o território pode trazer contribuições tanto para compreender os dinamismo aturais do território quanto para a proposição de políticas públicas. Este pequeno ensaio procura esboçar o uso do conceito de empresa territorial como um caminho para a análise e compreensão das relações destas empresas com o território. 

Biografia do Autor

Marcos Xavier, Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000). Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997). Tem experiência na área de Geografia Humana, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: circuitos espaciais da economia urbana, uso corporativo do território, reestruração urbana e regional frente à globalização. Atualmente, é professor adjunto III do curso de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA.

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Publicado

30/06/2017

Como Citar

Xavier, M. (2017). Empresa territorial: reflexões sobre a proposição de um conceito e objeto de pesquisa. Boletim Campineiro De Geografia, 7(1), 9–22. https://doi.org/10.54446/bcg.v7i1.306

Edição

Seção

Artigos