Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia

Autores

  • Vanessa Teixeira Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Márcia da Silva professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, no Paraná e professora permanente do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156

Resumo

 Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos de terceiro ano de ensino médio sobre os estudos da Geografia política e Geopolítica trabalhados na sala de aula durante na disciplina de Geografia. A metodologia baseou-se em levantamento bibliográfico, aplicação e análise de questionários respondidos pelos alunos de um Colégio Estadual no município de Guarapuava- PR, que compõem a rede pública de ensino. Assim, classificamos as perguntas mais pertinentes, e os principais aspectos em relação às temáticas da Geografia política e geopolítica no ensino básico na tentativa de avaliar o alcance da visão dos alunos sobre a noção de política, poder e território, sendo levantadas informações sobre o posicionamento dos alunos diante de questões do cotidiano. As temáticas da Geografia Política e geopolítica no currículo escolar têm papel de destaque como Conteúdo Estruturante, apesar de não caracterizada diretamente como tal e sim pelas suas abordagens no ensino de Geografia, os discentes apresentam uma perspectiva importante em seus temas dentro da sala de aula. Portanto, verifica-se que os estudantes vêm se preocupando com os elementos pertinentes ao contexto político na dimensão educativa, no que diz respeito à interpretação de seus temas concernentes, vistos como uma base na sua formação como sujeito crítico e politizado.

Biografia do Autor

Vanessa Teixeira, Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010), campus de Guarapuava.Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES), e no Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional.

Downloads

Publicado

30/06/2015

Como Citar

Teixeira, V., & Silva, M. da. (2015). Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia. Boletim Campineiro De Geografia, 5(1), 133–155. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156

Edição

Seção

Artigos