Redes corporativas e incentivos territoriais: a dispersão dos Contact Centers para as cidades médias brasileiras

Autores

  • Marina Castro de Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i3.125

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a dispersão territorial das empresas de Contact Center para as cidades médias brasileiras. A análise da divisão territorial do trabalho das operações de teleatendimento revela a presença de forças centrípetas, com a manutenção do controle nas principais metrópoles brasileiras, e centrífugas, com a dispersão das unidades de produção. O uso seletivo da densidade técnica e informacional e os incentivos territoriais ofertados por alguns municípios permitem às empresas a incorporação lucrativa de áreas onde os recursos, principalmente capital e trabalho, são desvalorizados, como é o caso de algumas cidades médias brasileiras.

Biografia do Autor

Marina Castro de Almeida, USP

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio de doutoramento no Graduate Center (City University of New York) sob supervisão do Professor Neil Smith. Atualmente é professora do departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Redes Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, desenvolvimento geográfico desigual, distribuição territorial dos serviços prestados às empresas e precarização do trabalho.

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Publicado

31/12/2013

Como Citar

Almeida, M. C. de. (2013). Redes corporativas e incentivos territoriais: a dispersão dos Contact Centers para as cidades médias brasileiras. Boletim Campineiro De Geografia, 3(3), 430–448. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i3.125

Edição

Seção

Artigos