Análise dos impactos ambientais do uso do solo urbano em áreas declivosas na cidade de Jataí (GO)

Autores

  • Régia Estevam Alves Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí
  • Iza Carla Oliveira Silva
  • Márcio Rodrigues Silva Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i2.98

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre impactos ambientais do uso do solo urbano em áreas de declividade acima de 30%, na cidade de Jataí (GO). Para isso, foi realizado um mapeamento de conflito de uso e ocupação do solo urbano baseado na proposta de Souza, Montero e Liesenberg (2007), e posteriormente foi realizado um trabalho de campo confrontando as informações obtidas no mapeamento com a realidade da área de estudo. Os resultados mostraram que as áreas de conflito de uso e ocupação do solo concentram-se na parte leste da cidade, onde ocorrem diversos tipos de impactos ambientais como, por exemplo, moradias em áreas de risco sujeitas a deslizamentos e alagamentos. O uso de SIG e a metodologia utilizada para os mapeamentos se mostraram eficientes e as informações dos resultados corroboraram com a realidade da área de estudo.

Biografia do Autor

Régia Estevam Alves, Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí

Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, desenvolvendo estudos sobre degradação do solo. Atualmente é professroa de Geografia Física do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e apartir d do mês outubro de 2013 será aluna de doutorado em Geografia na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, como bolsista da CAPES.

Iza Carla Oliveira Silva

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal dde Goiás, desenvolvendo estudos relacionados a geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Márcio Rodrigues Silva, Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, desenvolvendo estudos relacionados a Geografia Urbana. Atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí.

Downloads

Publicado

31/08/2013

Como Citar

Alves, R. E., Silva, I. C. O., & Silva, M. R. (2013). Análise dos impactos ambientais do uso do solo urbano em áreas declivosas na cidade de Jataí (GO). Boletim Campineiro De Geografia, 3(2), 292–304. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i2.98

Edição

Seção

Artigos