Planejamento do espaço: reflexões na perspectiva do espaço banal

Autores

  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.80

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir sobre o planejamento do espaço considerando a situação da cidade dos países subdesenvolvidos e trazendo uma abordagem desse planejamento na perspectiva do espaço banal. O planejamento do espaço é um instrumento por meio do qual podemos meditar sobre um futuro melhor para todos os agentes sociais, que usam o território de diferentes modos, de acordo com distintos interesses e necessidades. Assim sendo, ao planejar temos a possibilidade de vislumbrar, significativamente, objetivos a serem atingidos com o ordenamento territorial. No momento atual, o planejamento do espaço vem sendo realizado, sobretudo nos países subdesenvolvidos, numa perspectiva mercadológica, isto é, de acordo com interesses dos agentes hegemônicos do mercado, sendo indispensável para a manutenção e para o agravamento do atraso dos países pobres, assim como para a intensificação das disparidades sociais neles existentes. Contudo, outra perspectiva para o planejamento do espaço é possível. Aqui, propomos a perspectiva do espaço banal, por meio da qual se tem a possibilidade de pensar um ordenamento que seja condizente com o bem-estar coletivo — proposta esta que não pode prescindir de reflexão e implementação, principalmente na realidade dos países subdesenvolvidos, onde a maioria da sociedade vive em condição de pobreza e sem ter acesso a serviços sociais básicos, não usando, destarte, o território de maneira digna.

Biografia do Autor

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN) e mestre em Geografia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professor do Departamento de Geografia da mesma universidade, campus de Caicó, e cursa doutorado em Geografia pela Unicamp.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

Salvador, D. S. C. de O. (2012). Planejamento do espaço: reflexões na perspectiva do espaço banal. Boletim Campineiro De Geografia, 2(3), 436–447. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.80

Edição

Seção

Artigos