Informação e território: a Agence France-Presse no Brasil

Autores

  • Wagner Nabarro IG - Unicamp
  • Adriana Maria Bernardes da Silva IG - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.49

Resumo

A informação apresenta-se como elemento fundamental para a compreensão do período atual. Dentre suas diversas formas estão as informações noticiosas, que participam ativamente do processo de globalização e são dinamizadas em grande parte pelas grandes agências transnacionais, que coletam e difundem notícias a nível mundial. O artigo explora a atuação de uma dessas agências, a France-Presse, investigando sua atuação no território brasileiro, onde movimenta um considerável circuito. Por meio de uma abordagem geográfica, buscamos compreender como se dão seus fluxos informacionais e qual a posição do Brasil frente a eles, contribuindo para o debate sobre a concentração e o controle das informações.

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Publicado

30/04/2012

Como Citar

Nabarro, W., & Silva, A. M. B. da. (2012). Informação e território: a Agence France-Presse no Brasil. Boletim Campineiro De Geografia, 2(1), 37–59. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.49

Edição

Seção

Artigos