Grandes projetos urbanos e planejamento territorial

Autores

  • Rosa Moura IPARDES

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.22

Resumo

A temática proposta é abrangente e oportuna, visto que o país, ao sediar a Copa de 2014, entrega-se a um conjunto de ações, em resposta a exigências, que se consubstanciam em grandes projetos urbanos. Esses são entendidos neste trabalho como sujeitos numerosos e insubordinados, disseminados entre os lugares, mas decorrentes de um sistema técnico global. A abordagem se decompõem em uma reflexão teórico-conceitual, na análise da experiência brasileira, particularmente de projetos e do planejamento em Curitiba, nos resultados urbanos de megaeventos recentes e na ação de empresas e consultores que viabilizam produtos eficientes à acumulação e reprodução do capital, dissociados da prática do planejamento e gestão territorial.

Biografia do Autor

Rosa Moura, IPARDES

Geógrafa pela USP (Universidade de São Paulo) e doutora em Geografia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Pesquisadora do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), atuando na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná; e pesquisadora da rede Observatório das Metrópoles, projeto INCT-CNPq.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

Moura, R. (2011). Grandes projetos urbanos e planejamento territorial. Boletim Campineiro De Geografia, 1(1), 7–30. https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.22

Edição

Seção

Artigos