A Geografia - impasse e desafios no findar do século XX

Autores

  • Milton Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v8i1.390

Resumo

Na tarde de 20 de maio de 1997, Milton Santos proferiu uma palestra no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Tratava-se da primeira comemoração do Dia do Geógrafo nessa universidade, promovida pela Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas (AGB-Campinas) e pelo IFCH. A atividade foi divulgada no boletim informativo “Espaço Geográfico” de abril/maio de 19971, acompanhada de questionamentos sobre o processo de globalização, muito em voga na mídia naquela época. No mesmo ano, ocorriam os últimos passos da implantação do curso de graduação em Geografia da Unicamp.
O que apresentamos aqui é uma transcrição da fala de Milton Santos, sem revisão do autor. A transcrição, feita a partir de uma gravação que se perdeu ao longo dos anos, foi encontrada durante organização do acervo da AGB-Campinas. Após revisar o texto, a equipe editorial do Boletim resolveu publicá-lo como forma de homenagear e continuar o trabalho do geógrafo. Esperamos, assim, que suas palavras continuem suscitando reflexões sobre a globalização, nesta segunda década do século XXI.

Biografia do Autor

Milton Santos, Universidade de São Paulo

Milton Almeida dos Santos (1926-2001) foi professor da Universidade Federal da Bahia, Professor Emérito da Universidade de São Paulo e trabalhou em universidades na Europa, na África, nas Américas do Sul e do Norte, muitas das quais lhe outorgaram o título de Doutor Honoris Causa. Foi agraciado com o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud em 1994. Entre sua vasta produção intelectual, estão as obras Por uma Geografia Nova (Hucitec-Edusp, 1978), O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos (Livraria Editora Francisco Alves, 1978), Metamorfoses do espaço habitado (Hucitec, 1988), A urbanização brasileira (Hucitec, 1993), A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção (Hucitec, 1996), Por uma outra globalização (Record, 2000) e O Brasil: território e sociedade no início do século XXI (Record, 2001).

Downloads

Publicado

30/06/2018

Como Citar

Santos, M. (2018). A Geografia - impasse e desafios no findar do século XX. Boletim Campineiro De Geografia, 8(1), 153–165. https://doi.org/10.54446/bcg.v8i1.390

Edição

Seção

Artigos